Destak - 15 Mai 08

 

Desenvolvimento?
João César das Neves

 

A imprensa anda cheia de histórias horrorosas de abusos sexuais na Áustria, após escândalos de pedofilia na Bélgica e Portugal. Perante isto, muitos se perguntam: como pode tal acontecer em países tão desenvolvidos?

 

Esta dúvida nasce de um grave erro no conceito de desenvolvimento. A sociedade actual teve um notável avanço cumulativo nos campos técnico e económico. Isso leva muitos a generalizar a visão progressista a campos onde ela já não é válida. No campo da arte e pensamento, será que avançámos desde Aristóteles, Bach, Dante ou Shakespeare? Aí o novo não é melhor só por ser novo. A técnica até fez Hitler pior do que Átila.

 

Na moral é o mesmo. Registámos ganhos notáveis em campo como os direitos humanos e ética social, mas noutras áreas piorámos bastante. Na moral sexual, onde os nossos antepassados tinham orientações claras, assiste-se à maior confusão de critérios. Pode-se gostar ou rejeitar, mas não negar esta evolução. Por enquanto a violação e pedofilia ainda são repudiadas, mas tudo o mais é, não só permitido, mas recomendado.

 

Isto não se deve ao nosso amor à liberdade, porque este é um dos poucos assuntos em que tal se verifica. No tabaco e no trânsito, no trabalho como na alimentação, tudo é espartilhado por portarias e regras. O politicamente correcto diz-nos como pensar, mas no campo sexual vive-se, não liberdade, mas desorientação.

 

Por isso não é surpresa que a nossa sociedade civilizada gere tais atrocidades, raras nas tribos primitivas. Deu muito trabalho chegar a este nível de depravação.