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Diário de Notícias - 11 Mar 03
Política educativa solidária «ataca» abandono escolar
C. F.
«O abandono escolar é, antes de mais, um problema social. Depois, um problema
educacional.» Perante os resultados eloquentes do estudo divulgado pelo DN,
Carlos Alberto Gomes, sociólogo da educação, defende o primado de uma «política
educativa solidária».
Na sua óptica, «não se pode esquecer a relação entre a escola e a estrutura
social, sob pena de se fazer da escola um canal de promoção para os sectores
mais fortes das classes médias e classes superiores». No fundo: «Uma escola
orientada para a reprodução das desigualdades sociais.»
Carlos Alberto Gomes, do Departamento de Sociologia da Educação e Administração
Educacional da Universidade do Minho, defende a aplicação de «medidas de
política educativa e social inspiradas no conceito de discriminação positiva».
Medidas essas, acrescenta, que, «criando as melhores condições possíveis de
escolaridade nas escolas maioritariamente frequentadas por jovens oriundos de
meios sociais desfavorecidos, permitam melhorar as possibilidades de permanência
na escola».
Este objectivo, adianta o sociólogo, «passa pela intervenção articulada entre o
poder político (responsável pela definição de políticas educativas selectivas ou
igualitárias) e a sociedade civil, para que não se caia em ilusões pedagógicas
ou na responsabilização excessiva e ilegítima das escolas e dos professores».
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