Diário de Notícias - 11 Mar 03

Política educativa solidária «ataca» abandono escolar
C. F.

«O abandono escolar é, antes de mais, um problema social. Depois, um problema educacional.» Perante os resultados eloquentes do estudo divulgado pelo DN, Carlos Alberto Gomes, sociólogo da educação, defende o primado de uma «política educativa solidária».

Na sua óptica, «não se pode esquecer a relação entre a escola e a estrutura social, sob pena de se fazer da escola um canal de promoção para os sectores mais fortes das classes médias e classes superiores». No fundo: «Uma escola orientada para a reprodução das desigualdades sociais.»

Carlos Alberto Gomes, do Departamento de Sociologia da Educação e Administração Educacional da Universidade do Minho, defende a aplicação de «medidas de política educativa e social inspiradas no conceito de discriminação positiva». Medidas essas, acrescenta, que, «criando as melhores condições possíveis de escolaridade nas escolas maioritariamente frequentadas por jovens oriundos de meios sociais desfavorecidos, permitam melhorar as possibilidades de permanência na escola».

Este objectivo, adianta o sociólogo, «passa pela intervenção articulada entre o poder político (responsável pela definição de políticas educativas selectivas ou igualitárias) e a sociedade civil, para que não se caia em ilusões pedagógicas ou na responsabilização excessiva e ilegítima das escolas e dos professores».

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