Correio da Manhã - 8 Mar 03

MUDANÇA NOS ABONOS 

O abono de família vai sofrer alterações em Junho, anunciou ontem o primeiro-ministro, ao adiantar que a nova fórmula de cálculo, que passa a ter em conta o rendimento 'per capita' no agregado, vai favorecer as famílias mais numerosas. Por outro lado, os pobres vão receber mais que os ricos, salientou. 
 
As famílias com mais crianças vão receber mais Durão Barroso referiu que vai aumentar o subsídio para "os escalões mais baixos de rendimento e diminui-lo sensivelmente para as famílias mais ricas", pois os novos escalões serão definidos em função do rendimento 'per capita', em detrimento do rendimento total do agregado. O número de filhos será tido em conta, assim como a existência de deficientes. O abono de família será ainda melhorado nos três primeiros anos de vida de uma criança quando um dos progenitores optar por uma licença parental para cuidar do filho.

A Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, na pessoa do seu presidente, Fernando Ribeiro e Castro, saúda a medida mas considera-a insuficiente, dado que a fiscalidade aplicada aos casais é penalizadora da família. 
 

[anterior]