Correio da Manhã - 8 Mar 04

MULHERES SEM MEDALHA 
Quando, hoje, as vinte e duas escolhidas receberem das mãos do Presidente da República as condecorações que marcam o Dia Internacional da Mulher, todos sentiremos que, mais uma vez, o simbolismo associado à data é celebrado em Portugal em tons baços. 
 
Não está em causa o mérito de nenhuma das seleccionadas por Jorge Sampaio, mas é uma atávica falta de visão manter apenas comendável quem já tem êxito socialmente reconhecido.

Alguma das milhares de mães coragem que, apesar do desemprego que assola o País, consegue manter a família estruturada e filhos a estudar se revê naquelas mulheres de sucesso? Quem, das centenas de bombeiras que combateram os incêndios de Verão, se acha recompensada por esta cerimónia bafienta onde se distribuem medalhas a gente que, apesar dos seus indiscutíveis méritos, é sempre mais do mesmo?

E o exército de mães negras, que, desde o subúrbio da cidade, faz horas e horas, casa a casa, sol a sol, com um sorriso amigo e competência para contar os tostões que mandam os filhos para a escola, em que momento se vai rever? Também aqui, a visão que se dá da nação nestes eternos agraciamentos de chanel é redutora e desfocada.

Mas é para estas heroínas da rotina desigual que o Dia Internacional da Mulher continua a fazer sentido. Todas as que, apesar de tudo, teimam em fazer dos filhos gente-de-bem. 
Octávio Ribeiro, Subdirector

[anterior]