DN da Madeira - 10 Mar 06

 

Água aumenta 7% no consumo doméstico

Tarifas foram ontem actualizadas com penalizações para os escalões superiores

O valor do consumo doméstico de água vai aumentar em sete por cento no concelho do Funchal, enquanto que para a actividade hoteleira, indústria e comércio o acréscimo fica-se pelos cinco por cento.

Após a reunião de Câmara de ontem, Henrique Costa Neves, vereador do Ambiente, justificou a menor subida para o sector empresarial com o facto de funcionarem como «motores da economia regional», pelo que não tinha «muita lógica» estar «a sobrecarregar estas entidades que por si só atravessam actualmente um período difícil».

Tal como o DIÁRIO já tinha avançado na edição de ontem, os aumentos variam de acordo com os escalões, mantendo a prática de que quem mais gasta mais paga.

No primeiro escalão há uma actualização de dois cêntimos, no segundo de quatro cêntimos e no terceiro de oito cêntimos.

Já no quinto escalão, o mais elevado, o aumento é de 30 cêntimos.

Na reunião de Câmara, foi também aprovada uma proposta do CDS/PP com vista à criação da tarifa para famílias numerosas. Neste contexto, os agregados com cinco ou mais pessoas passarão a beneficiar de descontos significativos.

A título de exemplo, Henrique Costa Neves afirmou que uma família com oito pessoas que pague a tarifa normal passará a beneficiar de uma redução de 50 por cento.

Por outro lado, na reunião camarária foi aberto concurso, no valor de 79 mil e 500 euros para a execução de trabalhos de melhoramento na Estrada Monumental, que implicarão obras em passeios e nos acessos a moradias.

Sílvia Ornelas

 

[anterior]