Público - 23 Nov 05

Museu da Criança abre portas no Jardim Zoológico

Francisco Neves

 

Mais de ano e meio depois de ter saído
de instalações do Museu da Marinha

O Museu da Criança abriu ontem as portas no recinto do Jardim Zoológico de Lisboa, mais de ano e meio depois de ter deixado as instalações que ocupou no Museu da Marinha.
"Estou muito feliz porque temos no Jardim Zoológico um espaço privilegiado, com muito boas condições para trabalhar", disse ontem Margarida de Lencastre, directora da associação Acordar a História Adormecida, que gere a instituição especializada em exposições interactivas para crianças.
Satisfeito estava também o administrador do Jardim Zoológico, Salema Garção, que notou que esta colaboração com o museu, ao qual forneceu e construiu instalações, abre caminho a "várias parcerias" vantajosas para o recinto de Sete Rios.
Com bons acessos - logo à entrada na zona franca do Jardim Zoológico, do lado esquerdo de quem chega, envolto em arvoredo frondoso por onde perpassam os sons dos animais -, o museu vai começar a receber as primeiras escolas já na sexta-feira, abrindo-se às famílias aos fins-de-semana.
O centro do Museu da Criança é a exposição Dentro de mim há um tesouro, um percurso com capacidade para cerca de 200 crianças/dia. Ao longo das cerca de duas horas que leva a fazer, miúdos dos cinco aos 12 anos falam sobre os seus talentos e limites, montam as folhas e raízes de uma árvore que simboliza a vida, inventam histórias fantásticas ou juntam-se num miniauditório. Trata-se de uma exposição destinada a facilitar a autodescoberta dos mais novos, concebida pelo Museu das Crianças de Bruxelas.
Este museu particular conta ainda com salas de reunião e de festas de aniversário. O protocolo de cedência de instalações celebrado com o Zoo de Lisboa abrange períodos renováveis de cinco anos, que devem permitir ao Museu da Criança aguardar sem sobressaltos a construção da sua futura sede, em terrenos de Marvila disponibilizados pela Câmara de Lisboa, onde pretende "servir o país inteiro", aumentando assim as suas cerca de quatro mil entradas mensais, referiu Margarida de Lencastre.
O futuro museu já tem projecto de arquitectura - a construção vai lembrar a arca de Noé -, mas necessita de apoios financeiros, que "este ano foram muito poucos", reconheceu.
O Museu da Criança nasceu em 1994 e em 2004 decidiu sair do primeiro andar que ocupava no Museu da Marinha, em Belém, para não dificultar a expansão da instituição cultural da Armada. Subsistiu nos últimos cinco anos com as receitas de bilheteira de vários espectáculos musicais que montou no Centro Cultural de Belém.

 

[anterior]