26 de Setembro de 2000 - Ecclesia 

III Encontro Mundial do Papa com as Famílias

Vai realizar-se, em Roma, o III Encontro Mundial das Famílias com o Santo Padre, nos próximos dias 14 e 15 de Outubro. Será igualmente o Jubileu das Famílias, inscrito no calendário das celebrações jubilares em Roma.

O I Encontro, em 9 e 10 de Outubro de 1994, foi uma iniciativa pessoal do Santo Padre que quis marcar a intervenção da Igreja no Ano Internacional da Família promulgado pela ONU.

A anteceder este Encontro, o Conselho Pontifício da Família organizou um Congresso Internacional, com delegados de todos os países e de vários movimentos eclesiais da área da família e vida, com o tema: “A Família, coração da civilização do amor”.

Logo neste primeiro Encontro, o cardeal Trujillo, presidente do Conselho Pontifício da Família anunciou que este tipo de encontros se realizaria de 3 em 3 anos.

O II Encontro, em 1997, ocorreu no Rio de Janeiro, Brasil, nos dias 4 e 5 de Outubro, e contou com a presença do Santo Padre. Precedeu-o, de acordo com o modelo do encontro de Roma, um Congresso Internacional com o tema: “A família: dom e compromisso, esperança da humanidade”.

O III Encontro, 3 anos depois do encontro do Brasil, acontece em pleno Ano Jubilar e, por isso, o lugar escolhido foi novamente Roma, para ali se realizar simultaneamente o Jubileu das Famílias. Será nos dias 14 e 15, seguindo o figurino dos anteriores encontros: um Congresso Internacional nos dias 11, 12 e 13, subordinado ao tema “Os filhos, primavera da família e da sociedade” e o Encontro do Santo Padre com as Famílias nos dias 14 e 15.

No dia 14 de manhã, os participantes dividir-se-ão pelos grupos linguísticos para celebrações preparatórias do encontro (o de língua portuguesa reunir-se-á na basílica de Sant’Andrea della Valle); à tarde será o encontro de testemunho e de festa na praça de S. Pedro. No Domingo de manhã será a celebração eucarística e o jubileu das famílias, também na praça de S. Pedro, com celebração do sacramento do matrimónio.
Tal como nos anteriores encontros, o Conselho Pontifício da Família produziu e divulgou uma série de 12 temas para estudo e oração, a preparar este acontecimento, quer por parte daqueles que vão nele participar, quer de muitas outras famílias que, nas suas Igrejas locais, o acompanharão espiritualmente. Estes textos estão disponíveis, via internet, quer na página do Conselho Pontifício da Família (http://www.vatican.va/roman_curia/pontifical_councils/family/index_po.htm), quer na página do Jubileu em Roma (http://www.jubil2000.org/index.pt.html). São textos que insistem em temas bastante repetidos, mas que se destinam a levar a reflectir mais uma vez sobre a importância e a missão dos filhos na família e na sociedade, a dignidade e os direitos da criança, a responsabilidade dos pais na educação dos filhos.

Não podemos, neste momento, saber quantos casais e famílias portugueses vão participar neste III Encontro Mundial. O Secretariado Nacional de Pastoral Familiar não conseguiu congregar casais em número mínimo suficiente para organizar a deslocação a Roma. Cremos, no entanto, que por vias diversas, muitos portugueses irão estar presentes em Roma. Um casal de Viseu (Armanda e Custódio Matos da Costa) e os senhores Bispos D. António Monteiro e D. Jacinto Botelho integram a representação portuguesa ao Congresso Internacional.

Estes acontecimentos, que movem multidões, não têm tido, infelizmente, grande repercussão na pastoral familiar, que continua muito sectorizada, e portanto limitada, nas nossas Igrejas Particulares, ou encaminhada para movimentos que marcam bastante a espiritualidade, mas pouco o compromisso pastoral das famílias cristãs nas suas comunidades locais.

P. José João Aires Lobato
Director Sec. Nac. Pastoral Familiar 

[anterior]