Público - 27 Set 03

Em Que Lugares Estão Os Outros Colégios dos Jesuítas?
Por B.W.

Além do Colégio de São João de Brito, a Companhia de Jesus tem mais duas escolas no país: o Instituto de Nuno Álvares (INA), em Santo Tirso, e o Colégio da Imaculada Conceição, em Cernache. Se a escola de Lisboa está em primeiro lugar, as outras duas estão em 164º e 249º, respectivamente.

Porquê se, como garante o director do São João de Brito, Jorge Sena, estas escolas têm a "mesma qualidade educativa, investem na formação de professores e os equipamentos e estruturas são de grande qualidade"? Porque os alunos são diferentes. Estas escolas têm contratos de associação com o Ministério da Educação, ou seja, qualquer miúdo pode frequentá-las porque o ensino é pago pelo Estado, pois estão em regiões onde não há escola pública.

"O colégio de Coimbra fica num meio paupérrimo", informa Jorge Sena. "É um meio rural, com fraco nível cultural. Teríamos outra posição no 'ranking' se estivéssemos mais próximos de Coimbra", acrescenta o director da Imaculada Conceição, padre José Manuel Martins Lopes. Contudo, em 43 alunos, apenas três não entraram no ensino superior e 39 foram para a primeira opção, tendo um deles entrado em Medicina.

Já no INA há filhos de desempregados, emigrantes e empresários dos têxteis. "O nosso contexto é muito diferente, porque os alunos do S. João de Brito pagam e nós temos de receber todos", refere o director pedagógico Pedro Monteiro.

O director do São João de Brito garante que no seu colégio não se entra por "cunhas", nem os alunos são escolhidos por "testes". Embora um estudante do secundário pague, no mínimo, 3600 euros anuais, há miúdos, cerca de dez a 15 por cento, que se candidatam a bolsas e pagam menos. A escola tem ainda um número de lugares reservados a alunos deficientes e a outros que vivem em lares da Misericórdia. À noite, o colégio recebe também meio milhar de adultos do ensino recorrente que fazem os exames do secundário como auto-propostos.

[anterior]