DESTAQUE

Cooperação entre as autarquias locais e o Governo no apoio às famílias é essencial

A 2ª Convenção da Rede Europeia de Municípios Amigos das Famílias teve lugar nos dias 24 e 25 de março, sob o tema: "Rumo a uma Europa amiga da família".

Foram duas manhãs dedicadas às temáticas da família. No primeiro dia, destacou-se a participação de Signe Riisalo, Ministra da Proteção Social da Estónia, que falou da importância da cooperação entre as autarquias locais e o Governo no apoio às famílias.

No mesmo painel, Alice Siragusa, responsável pelo Joint Research Centre da Comissão Europeia apresentou as diretivas para a monitorização dos objetivos de desenvolvimento sustentável nas cidades europeias e no final um painel composto por jovens europeus debateu os desafios de fazer parte de uma família numerosa e quais as restrições que sentem para a constituição de família no futuro. Esta sessão contou com a presença e testemunho de uma representante portuguesa, Dulce Franco Frazão.

O segundo dia foi dedicado à partilha de boas práticas em termos de políticas de família de algumas autarquias que fazem parte da Rede Europeia, onde se destacou a o testemunho e enquadramento das medidas que a autarquia portuguesa de Penafiel aplica. Cracóvia, na Polónia; Presolana, em Itália; Zagreb, na Croácia; Vezsprem, na Húngria e Attica, na Grécia deram também os seus testemunhos na iniciativa online.

Este ano, devido à pandemia, não foi possível entregar presencialmente os certificados de adesão à Rede Europeia às autarquias nacionais que aderiram no decorrer do corrente ano. As 16 autarquias portuguesas que integram a Rede Europeia de Municípios Amigos da Família e receberam o certificado são: Braga, Cabeceiras de Basto, Castro Marim, Faro, Figueira da Foz, Madalena, Oliveira de Azeméis, Penafiel, Ponte Delgada, Santo Tirso, Seia, Trofa, Vila de Rei, Vila Nova de Famalicão e Vila Real.

A 2ª Convenção Europeia de Autarquias Amigas da Família realizou-se online devido à atual situação de pandemia. Caso queira assistir às sessões, poderá visualizá-la na integra no canal de Youtube da ELFAC (https://www.youtube.com/results?search_query=elfac ).