Português | English
ELFAC - European Large Families Confederation Junte-se a nós no facebook Envie-nos um email
 
A ASSOCIAÇÃO
ASSOCIAR-SE
FAQ'S
CONTACTOS
LINKS
ÁREA DE SÓCIOS
ÁREA DE EMPRESAS
RECOMENDAR A APFN
BOLETIM
Desejo receber a Newsletter da APFN no meu endereço de email:

European

Large Families

Confederation


 

Plano + Família
+ Poupança > Descontos > Detalhe de desconto

Museu de Santa Maria de Lamas: vem divertir-te em família aprendendo connosco!

Contactos

Museu de Santa Maria de Lamas

Morada
Largo da Igreja, n.º90 Parque de Santa Maria de Lamas
4535-412 Santa Maria de Lamas

Telefone: 227 447 468
Webpage: www.museudelamas.pt

Facilidade disponível em: Aveiro

QUEM SOMOS

Popularmente apelidado de “Museu da Cortiça”, o Museu Santa Maria de Lamas constitui um caso particular na história da museografia portuguesa do século XX. Centrado na figura de um colecionador (Henrique Amorim) apresenta-se como um projeto de Museu que preserva a ideia da transformação de um bem privado – coleção – numa instituição de benefício público – museu. Um verdadeiro acervo singular, recuperado e reorganizado a partir de 2004, que exibe perante o seu público coleções de Arte Sacra (talha dourada; imaginária; pintura, mobiliário e objetos litúrgicos); Etnografia; Iconografia do Fundador; Mobiliário civil; Estatuária nacional e internacional, finais séc. XIX e 1ª metade do séc. XX; Ciências Naturais; Tapeçaria; Azulejaria; Estatuária em Cortiça/aglomerado de Cortiça e Arqueologia industrial (maquinaria usada nos primórdios da Industria transformadora de Cortiça) que evidencia as potencialidades desta matéria-prima e reflete a identidade da comunidade local.

 

ONDE ESTAMOS

Localizado em Santa Maria de Lamas, vila de forte dinâmica industrial no setor corticeiro, no concelho de Santa Maria da Feira, o MSML está a cerca de 20 minutos da cidade do Porto, com ligação privilegiada aos nós da A1, A29 e A41, distando poucos metros da EN1.

 

O QUE FAZEMOS

O Museu de Santa Maria de Lamas (MSML) oferece ao público um conjunto de opções dinâmicas, que permitem o seu contacto direto com as coleções que integram o seu espólio tão rico e diversificado. Individualmente, em família ou em grupo, o público pode usufruir das habituais visitas gerais orientadas de modo a conhecer a história do Museu, bem como a sua exposição permanente.

O Museu tem no seu Serviço Educativo um ponto alto em termos de qualidade teórica e lúdica, proporcionando ao participante uma sensibilização para a própria arte, sua diversidade tipológica e temática, património cultural e sua conservação.

Ao longo do ano letivo, além do programa educativo permanente, do qual destacamos a atividade “O Mistério do desaparecimento das roupas do sobreiro”, o Museu promove atividades/ visitas temáticas (complementadas ou não com oficinas), jogos pedagógicos e oficinas alusivas às quadras festivas (Carnaval, Páscoa e Natal). O Museu associa-se igualmente a diferentes comemorações: Dia da Música, Dia do Turismo, Dia de S. Martinho, Dia do Teatro, Dia dos Museus, Dia da Criança, Halloween, entre outros. Fomentando atividades/oficinas relacionadas com o contexto sociocultural do dia em questão, tentando sempre que possível, associar as temáticas invocadas à sua coleção permanente.

Além destes serviços, o Museu realiza também Festas de Aniversário direcionadas a crianças entre os 4 e os 15 anos, e promove os programas “O Museu vai ter contigo” e “A minha família vai ao Museu! E a tua?!”.

(PROGRAMA SERVIÇO EDUCATIVO 2015-16 DISPONÍVEL PARA CONSULTA EMhttp://issuu.com/museudesantamariadelamas/docs/se1516_2).

 

 

BILHETE ESPECIAL APFN

50% desconto no ingresso para visitas - adulto e estudante.

50% desconto no ingresso - programa “A minha família vai ao Museu! E a tua?!”

20% desconto no ingresso - festas de aniversário.

 

Os sócios da APFN terão de fazer prova de que são membros da Associação (através do cartão de sócio) e de que são uma família, ou seja Pais e filhos (através dos BI/CC).

 

Tags: Museu, serviço educativo, vistas, oficinas, arte, cortiça

Informações adicionais: Clique aqui