Português | English
 Junte-se a nós no facebook Envie-nos um email
 
A ASSOCIAÇÃO
ASSOCIAR-SE
FAQ'S
CONTACTOS
LINKS
ÁREA DE SÓCIOS
ÁREA DE EMPRESAS
RECOMENDAR A APFN
BOLETIM
Desejo receber a Newsletter da APFN no meu endereço de email:
 

 

 


 

Plano + Família
Cartão Europeu de Famílias Numerosas e Rede Europeia de Municípios Amigos da Família foram apresentados hoje em Bruxelas publicado a 26/09/2018

O Cartão Europeu de Famílias Numerosas foi apresentado hoje de manhã na sede do Comité Económico e Social Europeu em Bruxelas, como o novo projeto lançado pela Confederação Europeia das Famílias Numerosas (ELFAC), uma entidade que reúne várias associações de famílias numerosas de vinte e um países europeus. Este cartão europeu é uma reivindicação antiga que pretende simplificar a mobilidade das famílias numerosas dentro do espaço europeu. Qualquer um dos sessenta milhões de europeus que pertencem a famílias numerosas poderá obter este cartão. A par desta iniciativa, foi também apresentada a primeira Rede Europeia de Municípios Amigos das Famílias, juntamente com a Província Autónoma de Trento (Itália).

Para Regina Maroncelli, italiana, mãe de 4 crianças e presidente da ELFAC, “Estas duas iniciativas visam, em primeiro lugar, impedir que as famílias numerosas sejam penalizadas quando viajam em conjunto e, por outro lado, tornar a Europa um lugar mais Family friendly, o que é absolutamente necessário face ao rigoroso inverno demográfico que atravessamos nos países europeus e que ameaça o nosso bem-estar e especialmente o das gerações futuras ".

O Cartão Europeu de Famílias Numerosas servirá como documento comum na Europa para provar o status de família numerosa, e isso permitirá que estas famílias tenham acesso a descontos e ofertas especiais, que inclui ofertas e descontos em alojamento, atrações turísticas e monumentos, museus, parques temáticos, restaurantes e títulos de transporte. O cartão, em formato digital, poderá ser solicitado no site da ELFAC a partir de 1 de novembro de 2018. Terá uma validade anual e um custo de apenas 10 euros para toda a família.

No mesmo evento, que contou com a participação de representantes de várias instituições europeias, bem como de diferentes países e regiões europeias, foi apresentada a primeira Rede Europeia de Municípios Amigos da Família, baseada no exemplo pioneiro da Província Autónoma de Trento (Itália), que foi adaptado para ser aplicado noutras cidades europeias. Os primeiros municípios pilotos desta rede vêm de Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, Polónia, Letónia e Hungria. Os municípios que fazem parte da Rede partilharão uma base de dados de boas práticas e participarão em diversos encontros e reuniões práticas. Todos os municípios da rede estão empenhados em desenvolver as suas políticas de apoio às famílias para obter o certificado europeu de "Município Amigo da Família".



Conheça aqui a nossa Política de Privacidade