Todo o ser vivo necessita de se alimentar, para crescer e viver.
Não de qualquer alimento: terá que ter um mínimo de qualidade e quantidade.
Caso contrário, definha e morre.
A Família, como ser vivo que é, não é excepção!
Ou se alimenta com um mínimo de qualidade e quantidade ou, então, definha e morre!
A essência da Família é o Amor que une os seus membros, ilustrado de forma bem feliz no logotipo que a ONU seleccionou para o Dia Internacional da Família, e que serve de fundo a este Boletim, dedicado a este Dia, que foi celebrado a nível nacional pela APFN.
O alimento é o tempo e a atenção que cada um lhe dedica, que deve ser de qualidade, mas, também, em quantidade.
Tempos especiais são o serão (alimento diário), fim-de-semana (alimento semanal) e férias (alimento anual).
De todos estes, o mais importante é o serão, que nos permite, diariamente, prestar a necessária atenção um ao outro e aos nossos filhos, partilhando alegrias e tristezas, fazer planos (e acompanhá-los), de tal forma que sonhemos em conjunto.
No Dia Internacional da Família, a APFN convidou todo o País a passar um serão diferente, não na casa de cada um, com os seus, mas, em conjunto, reflectirmos sobre a situação da Família em Portugal, com evidentes sinais de degradação, cujos reflexos já ninguém pode disfarçar, e que se tem vindo a tentar combater, sem qualquer sucesso, apesar dos avultados recursos aí consumidos: crescente delinquência e criminalidade juvenis, droga, alcoolismo, insucesso escolar, etc, entre jovens e crianças, e crescente tristeza, angústia, "medos", sentimento de insegurança, consumo de barbitúricos e recurso a consultas de psicologia e psiquiatria entre adultos ... a par de uma reduzidíssima taxa de natalidade e elevada taxa de divorcialidade.
É bem evidente que os sinais não são mesmo nada animadores, com a agravante de tantos afirmarem que estamos a construir a “sociedade de bem estar”.
Pelos resultados, estão, óbvia e objectivamente, enganados!
Foi uma noite memorável, com centenas de pais de famílias numerosas envolvidos, em particular alguns que, afincadamente, dedicaram uma parte importante do seu tempo na meticulosa preparação. A todos os que estiveram presentes, mas em particular a quantos se envolveram na preparação, e, em especial, a todas as individualidades que colaboraram como conferencistas, o nosso MUITO OBRIGADO.
Reproduzimos, aqui, a intervenção do Dr. Mario Mauro, e apenas algumas fotos ilustram o que foi esse Serão Nacional. Nunca alguma organização tinha feito algo semelhante. Nessa noite, mostrámos bem que a APFN é de "âmbito nacional".
Este Serão foi, também, o dia que marcou o início do “Plano +famili@”, desafio que a APFN lançou a todo o País para que “ser mais custe menos” e a que tantas empresas têm vindo a aderir.
Para ilustrar bem a resposta da sociedade civil, na conferência de Lisboa “+famili@ na Política” foi assinado protocolos entre a APFN e a GALP, através do qual importantes facilidades são concedidas às famílias numerosas, a acrescentar a tantas outras que, de forma contínua, vão alimentando a nossa lista. Pela sua consulta, é bem visível a adesão que a sociedade civil tem vindo a fazer ao nosso desafio.
A APFN espera que este exemplo seja seguido pela classe política, (Parlamento, Governo e Municípios) à semelhança do que tem vindo a acontecer na esmagadora maioria dos países europeus.
Como resposta da classe política, tivemos, nesse dia a tomada de posse do Observatório da Família e do Conselho Consultivo para os Assuntos da Família, a que a APFN pertence, onde o Ministro Bagão Félix proferiu um importante discurso que nos dá sinais de grande esperança. Tivemos, ainda, a adesão da Câmara Municipal de Viseu às propostas da APFN contidas no Caderno "Família e Poder Local", juntando-se, assim, a Sintra e Coimbra. Esta adesão tem especial significado político, por o Presidente da Câmara ser o Presidente da Associação Nacional de Municípios.
Este Serão foi, sem dúvida, um enorme estímulo para a Direcção da APFN, já a preparar os próximos eventos, no sentido de celebrar condignamente o X Aniversário do Ano Internacional da Família, que incluirá a realização do II Congresso Europeu de Famílias Numerosas em Lisboa, em Março de 2004, com o tema "Famílias Numerosas - Primavera numa Europa Envelhecida".
Contamos convosco para que 2004 seja um ano memorável para a Família em Portugal, e, em particular, as famílias numerosas.

Fernando Castro
Presidente da Direcção

[anterior]

Outros artigos

Editorial

Comunicado da APFN a propósito do dia 15 de Maio - Dia Internacional da Família

"+Famili@ na Educação" no Funchal, Vila Real, Elvas e Faro

Protocolo entre a Galp e a APFN

Apontamentos para um convénio sobre a Família

Presidente da Associação Húngara de Famílias Numerosas em Portugal

"+Famili@ no fortalecimento do tecido social" , em Évora, por Eugénio Gamboa

Conferências realizadas no dia 15 de Maio, todas às 21 horas