APFN - Associação Portuguesa de Famílias Numerosas 

Comunicado

Dia Internacional da Família

No próximo dia 15 de Maio, celebra-se o Dia Internacional da Família.

 

Por essa intenção, a APFN vai realizar um evento no salão nobre da Associação Comercial de Lisboa,  na rua das Portas de Sto Antão, 89, Lisboa (em frente do Coliseu dos Recreios), onde, entre outros, serão feitos os sorteios dos prémios Bébé e Bodas APFN e assinados vários protocolos de cooperação com entidades tendo em vista próximas iniciativas da nossa associação.

 
Será, ainda, proferida uma interessantíssima conferência pela Professora Teresa Ribeiro, com o oportuno tema "Namorar, casar, ser Mãe, ser Pai - laços de ternura".
 
A entrada é livre.
 
Venham saudar os sócios que tiveram filhos em 2005 e, ainda, os que, no ano passado, celebraram 25 e 50 anos de casamento!
 
Para que este dia não passe ao lado de quantos não possam assistir, sugerimos a todas as famílias uma "Semana Diferente":

 

2ª feira: Ouvir apenas as notícias na rádio e desligar a TV; jantar em família e, depois de todos ajudarem a pôr e levantar a mesa, fazer um “jogo familiar”, antes de os mais novos irem para a cama (por ex. jogo do “percular”, de mímica, ou um “quem é quem?” com perguntas para identificarem uma pessoa conhecida de todos).

3ª feira: Desligar a TV, jantar em família (desta vez, preparado pelo pai ou pelos filhos mais velhos) e, depois do jantar, ao som dos velhos “êxitos” do tempo dos pais, ou ao som de ritmos mais modernos, organizar uma sessão de “dança em família”.

4ª feira: Antes, ou depois do jantar, um passeio a pé, em família, à volta do quarteirão, ou até aos baloiços do jardim mais próximo.

5ª feira: Desligar a TV, jantar em família e, depois de uma boa ajuda na cozinha, de acordo com as idades dos filhos, lerem uma história aos mais novos, antes de eles irem para a cama.

6ª feira: Desligar a TV e, antes ou depois do jantar, irem ao clube- vídeo alugar um bom filme, adequado às idades e interesses dos filhos (embora nem sempre seja fácil…) para ser visto e “conversado” em família, ao serão.

Sábado: manhã de limpeza, arrumação e compras, depois de distribuídos os encargos por toda a família de acordo com respectivas idades. De tarde, um Almoço ou  Lanche “pic-nic”  fora de casa em passeio familiar, que até pode servir para descobrirem na vossa zona locais preferidos por turistas mas que desconhecem de todo.

Domº : Manhã desportiva em família no Estádio mais próximo de casa, ou noutro espaço ao ar livre. Ou juntar um grupo de amigos com filhos e organizar um rally-paper de famílias! Terminar com um bom gelado ou uma bela guloseima para cada um…

E, se tem família alargada, por que não convidar os Avós para lanchar e/ou tios? E se é religioso, naturalmente, nem é preciso lembrar ir ao serviço religioso em família, à mesma hora, e agradecer esta semana diferente…

 

Depois, se tiverem gostado e se, como esperamos, os resultados tiverem sido positivos (com menos gritos, menos discussões, mais atenção a todos, mais alegria, mais mimo, mais entreajuda…), não se esqueçam de nos fazerem chegar as vossas impressões…contem-nos que outras ideias brilhantes tiveram e, pouco a pouco, tenham a coragem de mudar os vossos estilos de vidasejam felizes!

 

14 de Maio de 2006

APFN - Associação Portuguesa de Famílias Numerosas  

Rua 3A à Urbanização da Ameixoeira
Área 3, Lote 1, Loja A
1750-084 Lisboa

Tel: 217 552 603 - 917 219 197
Fax: 217 552 604
 

Para saber mais:

 
Se tem 3 ou mais filhos, concorda com os nossos Princípios e Estatutos e deseja ser sócio,  
 

[anterior]