Sobre Faq's Regulamento Vencedores Juri Prémios Evento Media

New Page 1

2015

Na 4ª edição (ver fotografias do evento), em 2015, contámos com 73 participações de jovens inspiradores. Após uma primeira seleção foram selecionados 15 finalistas e após entrevista com o Júri, foram eleitos os três vencedores e duas menções honrosas. São eles:

10 – 13 anos

Bruno Morais tem 11 anos e foi vencedor na categoria dos 10 aos 13 anos.

É um “músico quase completo” pois toca trompete, piano e canta, talentos que desenvolve no conservatório, na orquestra de CCD em Oeiras e no Coro de Santo Amaro de Oeiras, que frequentou mais de 5 anos. Já fez inúmeros recitais, concertos e espetáculos, alguns internacionais. Desde o 1ºano que está no quadro de honra da sua escola. O Bruno conquistou o Júri quando disse que "a música salva as pessoas" e provou como a Música é a sua paixão (já é de família) e como, apesar da sua idade, se dedica a ela com empenho e profissionalismo.

14 – 17 anos

Francisco Power tem 16 anos e foi vencedor na categoria dos 14 aos 17 anos.

Além de ser um excelente aluno, com média de 19 valores, é um apaixonado pelas ciências. Desde pequeno que faz os seus próprios brinquedos, usando a Física, Química e Engenharia. Já criou uma espada e um guindaste hidráulico com um eletroíman. Resolve vários tipos de cubos e já participou numa competição nacional, talento que aproveitou para mostrar ao nosso júri, resolvendo o cubo de Rubik em 18 segundos. Desde os 12 anos que pratica ilusionismo. O Francisco não tem Facebook nem telemóvel (só mesmo uma conta no YouTube para os seus vídeos de ilusionismo), e aproveita tudo o que se estraga lá em casa para criar novos engenhos.

Menção Honrosa  
Pedro Vieira tem 16 anos e recebeu a menção Honrosa da categoria dos 14 aos 17 anos.

O Pedro realizou um filme "O Rapto", como uma forma promover a sua região, Cinfães, e mostrar o que de melhor se faz nela. É ativo, inovador e criativo. Além de realizador, é fotógrafo, designer para uma página no Instagram com mais de 19 mil seguidores. Encontra-se neste momento a realizar o seu segundo filme, “Raisteparta”. O trailer pode ser visto aqui.

 18 23 anos

Tiago Paulo Franco tem 18 anos e foi o vencedor da categoria dos 18 aos 23 anos.

Não esquece as suas origens, vive numa aldeia, e acredita que “o sucesso depende da construção pessoal e não da condição socioeconómica”. Procura o seu sucesso pessoal e profissional, mas não esquecendo de ajudar a comunidade onde se insere. Dá explicações de matemática, aulas de guitarra e passa as férias de verão e alguns fins-de-semana a trabalhar. É escuteiro, está envolvido em diversos projetos de voluntariado e de animação de jovens pois acredita que “os jovens devem rejuvenescer os concelhos e as freguesias”. E é algo que ele faz todos os dias. Diz-se” licenciado em gestão de tempo, espírito de sacrifício e de trabalho”. Além de tudo isto é ainda um excelente aluno, tendo entrado no curso de Economia, na Universidade Nova de Lisboa, com média de 18,4 valores. O júri ficou cativado com o seu “entusiasmo contagiante, que é de uma simplicidade desarmante” .

Menção Honrosa  
Dulce Archer Frazão tem 18 anos e recebeu a menção Honrosa da categoria dos 18 aos 23 anos.

Esteve 1 ano a fazer voluntariado em África e na América do Sul. A viver junto de povos locais, trabalhou principalmente com mulheres e crianças nas mais variadas tarefas. Partiu com o desejo de dar mais ao Mundo. Diz que aprendeu a ter paciência, a não só conhecer e respeitar como aceitar outras culturas. Aprendeu o valor incalculável de dar e acolher generosamente, gratuitamente. O Júri fala numa “energia incrível” que irradia da Dulce e que não podia deixar de ser distinguida.

 

2014

Na 3ª edição, em 2014, contámos com 60 participações de jovens inspiradores. Após uma primeira seleção foram selecionados 16 finalistas e após entrevista com o Júri, foram eleitos os três vencedores. São eles:

10 -13 anos

Na categoria 10-13 anos, o vencedor foi o Bernardo Thó Monteiro. Quando tinha 9 anos e andava no 4º ano escreveu e ilustrou o seu primeiro livro, composto por quatro contos: “As histórias de outro mundo”. O que motiva o Bernardo, para além de um grande gosto e talento por escrever, é falar de coisas que acha importantes para as pessoas, como não ter medo dos monstros, ir à escola e fazer reciclagem.

14 – 17 anos

Na categoria 14-17 anos, a vencedora foi a Estela Santos com um projeto de dinamização comunitária na cidade em que vive, Tavira. Estela lançou mãos à obra de implementar mesas de piquenique em espaços onde as pessoas (sobretudo estudantes) se encontram e tomam as suas refeições, mas onde não existem condições que fomentem esses encontros comunitários. Vai também avançar com a realização de palestras sobre cursos e saídas profissionais na sua escola. 

 18 -23 anos

Na categoria 18-23 anos, foi a Margarida Ferraz de Oliveira que ganhou. É finalista de Direito e fundou um projeto de voluntariado denominado “Pro Bono”, que presta apoio jurídico gratuito a populações desfavorecidas. O projeto conta com uma rede de 150 instituições particulares de solidariedade social, 140 alunos de direito e cerca de 90 advogados, que já prestaram ajuda mais de 30 casos jurídicos, sobretudo no direito de família, regulação do poder paternal, ações de despejo e partilhas. Par além disso, a Margarida é também voluntária no Banco Alimentar Contra a Fome, e este ano vai em missão para Cabo Verde.  

 

   
Menção Honrosa  
   

Pela primeira vez, em 2014 tivemos a atribuição de uma Menção Honrosa. Também na categoria de 18-23 anos Afonso Pereira Borga, venceu com um projeto que visa introduzir a vertente de voluntariado social no turismo em Portugal: a ideia é os turistas que assim o desejarem, numa parte do seu dia ou da sua estadia no país, poderem colaborar em atividades de voluntariado e de proximidade com as pessoas que estão afetadas por qualquer tipo de carência. 



2013

Na 2ª edição, em 2013, contámos com 120 participações de jovens inspiradores. Após uma primeira seleção foram selecionados 17 finalistas e após entrevista com o Júri, foram eleitos os três vencedores. São eles:

10 -13 anos

Na categoria 10-13 anos, o vencedor foi o Francisco Patrício Rodrigues. Com 11 anos, tem sólidas noções de programação que aprendeu com um livro de programação em inglês oferecido pela mãe. Fez um programa para a irmã de 8 anos estudar a tabuada e um de desenho para o irmão de 3. Partilha todos os seus programas no seu blog (http://dicasvistas.blogspot.pt/. Frequenta o conservatório onde toca trompete. É aluno de quadro de mérito, pratica judo e natação.

14 – 17 anos

Na categoria 14-17 anos, a vencedora foi uma escritora com “E” grande! A Inês Ferreira começou a escrever aos 12 anos e aos 16 publicou o seu primeiro livro. Agora, com 17 anos escreve artigos para um jornal.

 

 18 -23 anos

Na categoria 18-23 anos, foi a Marine Antunes a receber o prémio. A Marine, que já enfrentou o cancro, criou o projecto “Cancro com Humor”, para ajudar pacientes oncológicos a serem doentes mais felizes. Contacta todos os dias com doentes oncológicos através do blogue e da página de facebook. http://cancrocomhumor.wordpress.com/

Conheça os finalistas e as suas histórias aqui »»

 

2012

Nesta 1ª edição, contamos com 58 participações de jovens inspiradores. Após uma primeira seleção foram selecionados 15 finalistas e após entrevista com o Júri, foram eleitos os três vencedores. São eles:

10 -13 anos

Maria Catarina Carloto Carreira, de 12 anos, do Milharado

Uma menina especial que incentivou a mãe a voltar a estudar (a mãe tinha deixado de estudar quando ela nasceu e depois, como teve mais 3 filhos, não continuou os estudos). A mãe foi para a faculdade e a Catarina passou a assumir muitas tarefas de casa: ajudar os irmãos na escola, dar-lhes banho, dar o jantar. Além disso, ela ainda ajuda a mãe nos trabalhos, já que domina as novas tecnologias e é muito rápida. E ainda é excelente aluna.

 

14 – 17 anos

João Facio Kopke, de 16 anos, de Carcavelos

Surfista, que já foi campeão nacional 2 vezes, e que sonha ser surfista profissional. Tem média de 16, na escola, e ainda estuda contrabaixo no Conservatório, há 6 anos. Atleta, músico, bom aluno. Competitivo, divertido, com garra. Um jovem inspirador, sem dúvida.

 

 18 -23 anos

Joana do Mar Ferreira Machado, de 19 anos, da Benedita

Bombeira voluntária, está no 2º ano de Medicina Nuclear, escreve poesia e toca piano. Pareceu-nos muito tímida e profunda, com uma densidade que julgamos maior ainda do que ela deixou transparecer. Muito humana e voltada para o outro.

 

Conheça os finalistas e as suas histórias aqui »»

 

 

Promotor do Concurso

Patrocinador

Apoios de divulgação