|
RECORDAÇÕES DE UMA VIAGEM A ROMA
Em Janeiro, o Henrique (meu Marido) e eu tínhamos pensado que ir a Roma este ano estava fora do orçamento de uma família numerosa. Contudo, seis meses depois, o meu presente de 50 anos, dado pelo meu Marido, para minha grande e feliz surpresa, era precisamente uma viagem a Roma, para dois, a realizar até ao fim deste ano...E assim, a partir de Junho eu só sonhava com a viagem!
Congresso das famílias, 12 e 13 de Outubro? Jubileu das Famílias? Vamos? Não vamos? Fomos! E em boa hora!
A princípio não me sorria muito a ideia - devo confessar - porque não me apetecia nada, mesmo nada ir meter-me dentro de uma casa fechada, num Congresso, durante dois dias e acabar por não ver nada, nem fazer turismo algum... Achas que vale a pena?( ... falava a minha preguiça e uma certa nostalgia talvez, da Roma que eu conhecera aos 15 anos ...!) O Henrique porém, disse logo com o seu ar proverbialmente decidido : - Claro que vale a pena, vai ser muito interessante e vamos já inscrever-nos! E assim foi. Fomos mesmo. E de facto, não foi exactamente fazer turismo, ou descansar, mas foram cinco maravilhosos dias !
5ª e 6ª , integrados num grupo de Portugueses que iam com o Cenofa (Centro de Orientação Familiar), estivemos a participar no 15º Congresso Internacional da Família, intitulado Família:uma Revolução para o 3ºMilénio, promovido em Roma, pelo IFFD(International Federation for Family Development). Aí, juntamente com várias centenas de participantes vindos de todo o mundo, tivemos ocasião de ouvir e reflectir em conjunto, sobre os temas que nos unem e que ali foram sabiamente expostos por gente de renome.
Muito mais haveria a dizer sobre este Congresso, mas não caberia neste artigo. Não posso contudo, deixar de realçar a quantidade de Famílias Numerosas ali presentes no pavilhão da EUR, a sensação de união entre todos apesar de não nos conhecermos e de virmos de terras tão diferentes e longínquas e a força convincente dos seus testemunhos pessoais nos Workshops em que nos encontrámos.
Gostaria também de referir ainda, a estupenda conferência de abertura da Profª Laura Garcia, (Boston College, USA) , subordinada ao título de A mulher ante os novos desafios, sobretudo quando citando Stª Edith Stein, recém-canonizada pelo Papa João Paulo II, afirmava que para a mulher dividida entre trabalho familiar e trabalho profissional não podia haver uma solução de conciliação ,única , perfeita e igual para todas. Porém , quanto mais a mulher se der a Deus, através da Oração e dos Sacramentos, tanto mais força ela encontrará para viver as duas tarefas com a entrega e o equilíbrio possíveis! Certamente que estas palavras tinham de calar bem fundo em todas nós, Mães de Famílias Numerosas ali presentes...
E dali saímos para o III Encontro Mundial do Papa com as Famílias e para o Jubileu das Famílias, no sábado e domingo, 14 e 15 de Outubro. Como resumir em poucas palavras o que ali se passou?
Pois bem, tudo começou com uma Missa introdutória em Português- Brasileiro, em St Andre de la Valea, Basílica lindíssima, onde nos pudemos sentir envolvidos por aquele toque caloroso e alegre, tão característico dos Brasileiros. Seguiu-se uma tarde inteira na Praça de S. Pedro, sob um calor abrasador, assistindo a um convívio festivo e variado, cheio de ritmo e conteúdo, que se iniciou com a chegada do Papa, no Papamóvel ( que passou mesmo ao nosso lado), enquanto lá no topo das escadas, sobre o palco, a bem conhecida família portuguesa da Rosário e do Roberto Carneiro mais os seus nove talentosos filhos, cantava e entoava em ritmo moderno Põe tua mão na Mão do meu Senhor da Galileia .Seguiram-se-lhes outras famílias numerosas e extraordinárias, testemunhos edificantes, comovidos cumprimentos ao Papa, imagens distantes trazidas via écrans gigantes de vídeo, diferentes cantores, bailarinos , o coro famoso dos Pequenos Cantores de Viena, bem como uma Mãe e uma Filha, profissionais de canto, que entoaram em italiano O Piissima, o Santissima. Com vozes cristalinas e uma orquestra de sonho, elevaram sons dulcíssimos ao céu, que entretanto se carregava de um escuro de mau prenúncio. Ninguém parecia querer arredar pé. Faltava ouvir o Santo Padre. 300.000 pessoas estavam ali à sua volta e puderam então ouvi-lo apelar em favor da Família e do respeito pela vida humana, condenando energicamente o abuso de menores e o aborto. E afirmando que frequentemente as crianças são vistas mais como uma ameaça do que como o dom que são efectivamente.
Na manhã seguinte, sob uma chuva diluviana, cerca de 200.000 pessoas participaram na Praça de S. Pedro,na Missa do Jubileu das Famílias, em que o Papa celebrou o Matrimónio de 8 Casais. Famílias Numerosíssimas, com 15 e 18 filhos, tomaram a seu cargo a entrega das oferendas na altura do Ofertório.
Ficamos? Não ficamos? Vamos embora para o hotel?- estas e outras perguntas cruzavam o meu espírito constantemente e impediam-me de prestar a devida atenção.
Perante os meus olhos completamente encharcada e estafada de tantas horas em pé tal como os restantes milhares ali presentes parecia desmoronar-se a cada instante o meu sonho dourado de ainda visitar Roma, ao menos nessa última tarde...totalmente distraída, esquecida da Missa como renovação do Sacrifício da Morte de Jesus por nós/ mim também, quase amuada tal o meu desapontamento...não pude deixar de sentir uma vergonha autêntica, ao ouvir o meu Marido dizer-me ao ouvido :-Não sabes que nunca desisto de nada ? Não estamos aqui desde as 7.30 da manhã para voltarmos agora as costas... Ficámos até ao fim, pois claro!
Enregelados, escorrendo água por todos os lados como aliás, todos os outros milhares ali presentes ainda pudemos ouvir o queridíssimo Santo Padre afirmar na sua Homilia que A Família é um Dom de Deus, os filhos são a Primavera da família e da sociedade e não um acessório no projecto de vida conjugal e muito menos, uma coisa opcional.
Finalmente, após a Bênção, e com apurado sentido de humor e paternal carinho, ainda recebemos os Parabéns do Papa pela persistência dos presentes apesar da chuva...
Valeu a pena ir a Roma ao Jubileu das Famílias, e valeu a pena o Congresso, o calor e a chuva...alguém duvida?
Fátima Fonseca, Novº2000
[anterior] |
Outros artigos
EDITORIAL
- Aproxima-se de novo o Natal e o Fim do Ano.
ACÇÃO
POLÍTICA DA APFN - Neste trimestre, a APFN tem estado
extremamente activa...
CONFERÊNCIAS
APFN 2001 - A APFN vai promover ...
APFN
E A INTERNET -
A APFN tem, desde o início da sua existência...
Lançada
enciclopédia Educar Hoje -
referência fundamental para os
pais do século XXI
EDUCAÇÃO
SEXUAL CHEGA À ESCOLA - Este é o título de uma notícia...
Vale a pena perder
um pouquinho de tempo...
Afinal para que serve o tempo ?!??!?!?
O GOVERNO
PORTUGUÊS IGNORA O VALOR DAS FAMÍLIAS NUMEROSAS - Em Espanha a
legislação reconhece...
|