DESTAQUE

Dia dos Irmãos - 31 Maio

"Se queres ver uma criança feliz, dá-lhe um irmão. Se queres ver uma criança muito feliz, dá-lhe muitos irmãos". Este lema, proferido pelo fundador e primeiro presidente da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas (APFN) e da Confederação Europeia de Famílias Numerosas, Fernando Ribeiro e Castro, continua a conter a essência do que é celebrar a vida com irmãos!

Para celebrar o dinamismo especial que se gera entre irmãos a Confederação Europeia das Famílias Numerosas (ELFAC), proclamou e instituiu a 18 de setembro de 2014 o Dia dos Irmãos, a 31 de Maio de cada ano.

O Dia dos Irmãos é um dia em que se celebra o espírito da família, numa perspetiva de grande solidariedade, identidade e partilha. Como refere a deliberação que instituiu o Dia dos Irmãos: “o que vivemos entre irmãos é único, irrepetível, molda a nossa vida para sempre.”

Neste dia somos convidados a assinalar a relação entre irmãos: o crescer juntos; as aventuras; as descobertas; a solidariedade; a proximidade; a cumplicidade; a identidade e a diferença; a diversidade; a entreajuda, a cooperação e a divisão de tarefas; a alegria e a tristeza; a tolerância; a reconciliação; a partilha; as histórias, as raízes e a memória.

Além do valor social da celebração da fraternidade e da solidariedade familiar, a instituição desta data tem ainda um valor acrescido num tempo em que tanto em Portugal, como na Europa, a sociedade e os cidadãos despertam cada vez mais para o défice de natalidade e, consequentemente, para o problema demográfico. 

Porque não temos dúvidas que irmão é sempre sinónimo de felicidade, queremos que se juntem à APFN e celebrem esta data com a vossa família, tornem este dia uma data especial.

Mais informações em www.diadosirmaos.org