NOTÍCIA

Local.pt, "Emoção e alegria na homenagem às mães de família de Famalicão"

publicado a 19/05/2014

Emoção e alegria na homenagem às mães de família de Famalicão

VILA NOVA DE FAMALICÃO - "Aquilo que a minha avó tem hoje não é riqueza, não é fama, não é poder. É algo muito mais valioso do que isso: É uma família, uma família que lhe reconhece todos os esforços, todos os sacrifícios (.)." "Família" foi a palavra que mais se ouviu, este domingo, na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, durante a cerimónia de homenagem às mães com mais filhos do concelho. Uma a uma, as 49 mães do concelho foram chamadas, num ambiente de grande entusiasmo e muitas palmas, para receber a distinção da autarquia.

Na mensagem dedicada à "Ti Joaquina", a mãe que deu à luz vinte filhos, os seus netos recordaram "os sorrisos partilhados, os bons momentos, aqueles instantes de felicidade, os abraços de conforto, o carinho, as palavras mais duras, as lágrimas". Recordaram que uma família "vale mais que qualquer fortuna do mundo, vale mais que todo o ouro, porque o amor não se mede, nem se pesa".

Numa cerimónia carregada de emoção e grande simbolismo, que encheu por completo os mais de 500 lugares do grande auditório, o presidente da Câmara Municipal de Famalicão agradeceu "profundamente a estas mães que apesar de todas as dificuldades conseguiram criar famílias numerosas". "Sabemos o papel que as mulheres têm nas famílias e queremos criar condições para agradecer àquelas que foram exemplares enquanto mães de família".

Também o representante da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, Francisco Vilhena Cunha, salientou o importante papel das famílias, hoje em dia, enquanto pilares da sociedade. Tecendo rasgados elogios às políticas da família praticadas em Vila Nova de Famalicão, o responsável referiu que "o município tem mostrado, nesta área qual é o bom caminho". "Não é, por isso, de estranhar que o município tenha recebido a bandeira de autarquia familiarmente responsável logo na primeira vez que preencheu o inquérito".

Paulo Cunha aproveitou ainda a oportunidade para sublinhar "papel importantíssimo dos avós nos dias de hoje", não só para os netos, mas sobretudo para os filhos, numa altura em que as dificuldades económicas obrigam muitos filhos a regressar a casa dos pais. "É por isso que é importante fortalecer a família enquanto instituição social" apontou.

Neste âmbito e reconhecendo as dificuldades que afetam as jovens famílias, os jovens casais e a incerteza quanto ao futuro, Paulo Cunha garantiu que a autarquia tem dado passos importantes e lembrou que ainda recentemente apresentou um conjunto de medidas de apoio às famílias com três ou mais filhos e que se traduzem em vantagens ao nível das refeições escolares e no regime de acolhimento e prolongamento, quer no pré-escolar, quer no 1.º ciclo.

O autarca referiu ainda que "há outras medidas que servem também como argumento para que as pessoas sintam que em Famalicão existem condições melhores que a média nacional para que aqui possam fixar as suas famílias e, dessa forma, invertermos a tendência do inverno demográfico".

A iniciativa intitulada "Há sempre lugar para mais um" esteve inserida no programa do Mês da Família, que a Câmara Municipal está a promover até ao final de maio, com um conjunto de atividades para todas as idades, dos mais pequenos aos mais velhos.

No total, as 49 mães do concelho deram à luz mais de 626 filhos. 

Gerson Ingrês