Português | English
 Junte-se a nós no facebook Envie-nos um email
 
A ASSOCIAÇÃO
ASSOCIAR-SE
FAQ'S
CONTACTOS
LINKS
ÁREA DE SÓCIOS
ÁREA DE EMPRESAS
RECOMENDAR A APFN
BOLETIM
Desejo receber a Newsletter da APFN no meu endereço de email:
 

 

 


 

Plano + Família
Rádio Hertz Online, "VILA DE REI - Cartões Etários Municipais aumentam Apoios à população" publicado a 27/06/2015

VILA DE REI – Cartões Etários Municipais aumentam Apoios à população

O regulamento dos Cartões Etários Municipais (Jovem, Idoso e Idade-Ativa) do Município de Vila de Rei foi alvo de alterações, aprovadas na reunião de Assembleia Municipal de 23 de Junho, que prevê um reforço das medidas de apoio à população Vilarregense. As alterações aprovadas preveem que as famílias numerosas passem a usufruir de descontos de 50% na utilização das Piscinas e Ginásio Municipal, 50% nas taxas de execução de obras particulares, 50% na taxa de utilização de edificação, 30% nos ramais de águas e esgotos e isenção na utilização da piscina para fins de reabilitação ou recuperação.

Os utilizadores do Cartão Jovem (12 aos 24 anos) e Idade-Ativa (35 aos 64 anos) passam igualmente a usufruir de descontos que anteriormente estavam apenas destinados aos portadores do Cartão do Idoso (idade igual ou superior a 65 anos), nomeadamente desconto nos medicamentos de doenças crónicas (que passa de 20 para 40% para pessoas no Primeiro Escalão do Indexante de Apoios Sociais, de 10 para 20% no Segundo Escalão e se mantém nos 5% para o Terceiro Escalão do IAS). O novo regulamento passa também já a incluir a comparticipação da Câmara Municipal nas deslocações dos Munícipes aos Hospitais de Abrantes, Torres Novas e Tomar com recurso à utilização do serviço de táxis existente no Concelho.

Este apoio será igualmente atribuído tendo em conta o Escalão do Indexante de Apoios Sociais e será de 60% para as pessoas no primeiro escalão, 40% para o segundo e 10% para o terceiro. A Câmara Municipal de Vila de Rei compromete-se ainda a ceder via empréstimo ou a comparticipar a aquisição de equipamentos e materiais necessários ao desenvolvimento escolar ou autonomia de vida diária das pessoas portadores de deficiência e que possuam algum dos cartões etários municipais.

Em caso de situação de extrema carência e/ou urgência, poderão igualmente ser prestados apoios, de caráter pontual, de atribuição de ajuda alimentar, num valor máximo de 300€ ao ano por agregado familiar. Estes novos apoios vêm assim juntar-se a outras importantes medidas já incluídas anteriormente como, entre outros: desconto na utilização de instalações Municipais; descontos em estabelecimentos comerciais e serviços; descontos nas tarifas de água; isenção e/ou redução de taxas, tarifas e serviços; descontos relacionados com obras particulares; transporte intra-concelhio gratuito nos serviços camarários. Todos os interessados poderão obter mais informações ou obter o seu Cartão Etário Municipal no Gabinete de Ação Social e Saúde ou na Receção da Câmara Municipal de Vila de Rei.

O Presidente do Município de Vila de Rei, Ricardo Aires, adianta que “o apoio social aos habitantes do nosso Concelho é uma das principais prioridades do executivo camarário. Esperamos, com o reforçar da abrangência das medidas dos Cartões Etários Municipais, contribuir de forma satisfatória para a melhoria das condições de vida dos Vilarregenses. A política de promoção da qualidade de vida dos habitantes do nosso Concelho continua a ser a nossa prioridade e a principal obra que podemos apresentar. Todas estas vantagens vêm permitir uma poupança significativa no orçamento familiar dos Vilarregenses, aumentando os benefícios de todos os que são recenseados no nosso Concelho e que aderem aos Cartões Etários do Município de Vila de Rei.”



Conheça aqui a nossa Política de Privacidade