Português | English
 Junte-se a nós no facebook Envie-nos um email
 
A ASSOCIAÇÃO
ASSOCIAR-SE
FAQ'S
CONTACTOS
LINKS
ÁREA DE SÓCIOS
ÁREA DE EMPRESAS
RECOMENDAR A APFN
BOLETIM
Desejo receber a Newsletter da APFN no meu endereço de email:
 

 

 


 

Plano + Família
TVL - WebTV, "Odivelas considerada uma das autarquias "Mais Familiarmente Responsáveis" " publicado a 11/11/2015

Odivelas considerada uma das autarquias “Mais Familiarmente Responsáveis”

A Câmara Municipal de Odivelas foi considerada uma das autarquias “Mais Familiarmente Responsáveis” do país. Este reconhecimento, foi tornado público pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis.

A atribuição deste prémio com o título «Autarquia + Familiarmente Responsável» a Odivelas, resulta da avaliação feita pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis, da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, ao conjunto de políticas “familiarmente responsáveis” implementadas pelo Município nos últimos anos:

2015- Realização de proposta de Protocolo com o IRHU para compra e venda, arrendamento ou arrendamento com opção de compra, por parte das famílias numerosas de sete fogos de tipologia 4, sito na Urbanização da Arroja;

2015- Aprovação da proposta de implementação do “Cartão Municipal Família Numerosa” na 2ª Sessão Extraordinária da Assembleia Municipal de Odivelas a 19 de Fevereiro;

2015- Criação e implementação do Cartão Municipal Família Numerosa;

2015- Comemorações do Dia do Irmão – 31 de Maio de 2015 – À semelhança da celebração de outros dias importantes (Dia da Mãe, Dia do Pai), também se pretende passar a celebrar o Dia dos Irmãos. Com efeito, crescemos e amadurecemos com os nossos irmãos, onde vivenciámos aventuras, descobertas, solidariedade, cumplicidade, a entreajuda, a cooperação, a alegria, a tristeza, a reconciliação, etc., por isso, se torna tão importante celebrarmos este dia.

Neste dia a Câmara Municipal assinalou o Dia dos Irmãos com as seguintes iniciativas:

a) Uma frase para o meu irmão – esta iniciativa consistiu em convidar os munícipes a enviarem uma frase ao(s) respetivo(s) irmão(s), sendo que, no caso de não terem um irmão, poderiam na mesma escrever uma frase que lhe gostassem dedicar. Estas frases foram colocadas online no site da Câmara.

b) Ateliê para realização de “Um boneco para o meu irmão” – Ateliês para crianças dos 6 aos 12 anos. Estas crianças fizeram um boneco de pano para oferecer a um(a) irmão(ã). Os bonecos, após terem sido pré-confecionados, foram distribuídos aos participantes, tendo estes de os desenhar, pintar, encher e fazer à mão a costura lateral, vestiram e levaram com eles;

2015- Ateliês de Reutilização de Vestuário e de Têxteis – Lar

Estes ateliês são atividades realizadas no âmbito do projeto sob a temática ”Capacitação em Economia Familiar (CEF), por sua vez integrado no Programa Autarquia Familiarmente Responsável (AFR). Estes ateliês são encontros formativos que visam transmitir as noções básicas da costura e ajudar a transformar têxteis fora de uso em atrativas peças para novas utilizações.

Estes Ateliês iniciaram a 26 de setembro de 2015 e irão desenvolver- se ao longo de 3 meses (36 horas) – dois Ateliês por semana com a duração de 3 horas.

Para o Presidente da Câmara de Odivelas, Hugo Martins, “a atribuição de mais este prémio é o reconhecimento e a certificação de um conjunto de políticas municipais. Exemplo disso é a redução do IMI para as famílias com filhos pode ser potenciadora da atração e da fixação de residentes e incentivador do aumento da população no nosso concelho”.

O chamado IMI Familiar consta no Orçamento do Município a ser aplicado pela primeira vez em 2016.

 

Fonte: http://tvl.pt/2015/11/11/odivelas-considerada-uma-das-autarquias-mais-familiarmente-responsaveis/

 



Conheça aqui a nossa Política de Privacidade