Português | English
 Junte-se a nós no facebook Envie-nos um email
 
A ASSOCIAÇÃO
ASSOCIAR-SE
FAQ'S
CONTACTOS
LINKS
ÁREA DE SÓCIOS
ÁREA DE EMPRESAS
RECOMENDAR A APFN
BOLETIM
Desejo receber a Newsletter da APFN no meu endereço de email:
 

 

 


 

Plano + Família
Noticias ao minuto "Maior parte dos municípios vai aliviar IMI para as famílias com filhos" publicado a 30/11/2015

Maior parte dos municípios vai aliviar IMI para as famílias com filhos

Chega hoje ao fim o prazo para as Câmaras Municipais aderirem ao IMI familiar, com a grande maioria das autarquias a mostrar intenção de aplicar o desconto opcional. Os dados recolhidos pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas mostram que, dos 308 municípios nacionais, 215 já enviaram à Autoridade Tributária pedidos de adesão, apesar de ainda estar pendente a aprovação da medida em 90 dessas autarquias.

O desconto é proporcional ao número de filhos, com uma redução de 10% para quem tem um dependente no agregado familiar, 15% para quem tem dois e um máximo de 20% a menos no imposto a pagar para quem tem três ou mais filhos. Proposta pelo governo da coligação PSD/CDS-PP, a medida é opcional, cabendo a cada autarquia decidir se aplica ou não o desconto..

Entre os municípios que não irão aderir ao IMI Familiar, são os casos da Amadora e Porto que têm suscitado a maior polémica. Rui Moreira rejeitou aplicar a medida, alegando que seria um favorecimento às famílias mais ricas por não impor limites de património para usufruir do desconto. A secretária-geral da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas alega que o argumento do presidente da Câmara do Porto é "totalmente falso", uma vez que as famílias de classes mais baixas são as que têm mais filhos.

Na Amadora, a liderança de Basílio Horta preferiu baixar a taxa para todo o município de 0,39% para 0,37%. Em Lisboa, o alívio vai ser feito nas famílias com filhos e casas avaliadas em menos de 200 mil euros, para além de se manter a taxa mínima permitida de 0,3%.

 

Fonte: http://www.noticiasaominuto.com/economia/495540/maior-parte-dos-municipios-vai-aliviar-imi-para-as-familias-com-filhos

 



Conheça aqui a nossa Política de Privacidade