NOTÍCIA

Médio Tejo Online, "Seis autarquias ´Familiarmente + Responsáveis em 2016"

publicado a 25/11/2016

Seis autarquias ´Familiarmente + Responsáveis em 2016

O Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis distinguiu, em mais uma edição, seis municípios da região do Médio Tejo enquanto Autarquias

Familiarmente Responsáveis, uma iniciativa que pretende premiar as autarquias que desenvolvem uma eficaz política de apoio e ajuda às famílias mais numerosas. Abrantes, Mação, Sardoal, Torres Novas, Tomar e Vila de Rei são os galardoados do ano de 2016, sendo que, em alguns casos, o título é renovado há 3 ou mais anos consecutivos.

Caso da CM de Vila de Rei e da CM de Torres Novas, que renovam esta distinção pelo oitavo ano consecutivo, estando em destaque a nível nacional junto de municípios como Cascais e Braga. No ranking mediotejano, destacam-se também Abrantes pelo quinto ano consecutivo e Mação pelo quarto, que recebem igualmente bandeira com palma, a distinção máxima como reconhecimento por mais de 3 anos de atribuição consecutiva do mesmo galardão.

Sardoal recebe a sua segunda distinção, enquanto Tomar se estreia nesta listagem de autarquias "Familiarmente

Responsáveis", tendo-lhe sido atribuída bandeira verde pela primeira vez, tal como outros 15 municípios estreantes.

O número de autarquias distinguidas a nível nacional subiu de 41, em 2015, para 58. Segundo o jornal Público, Lisboa lidera nos distritos com mais municípios premiados (18%), seguido de Coimbra (14%), Santarém (12%) e Guarda (9%).

Refira-se que o Observatório de Autarquias Familiarmente Responsáveis foi criado pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas (APFN). Anualmente é realizado um inquérito junto de todos os municípios do país para fazer um levantamento exaustivo de todas as boas práticas existentes.

Para a atribuição da bandeira verde de "Autarquia

Familiarmente Responsável" são avaliadas áreas como o apoio à maternidade e paternidade, apoio às famílias com necessidades especiais, serviços básicos (consideração do agregado familiar na cobrança de água e saneamento, por exemplo) e educação e formação.

Também a habitação e urbanismo, transportes, saúde, cultura, desporto, lazer e tempo livre, cooperação e participação social, facilitadores (como gabinete da família ou cartão de família numerosa) e medidas de conciliação entre trabalho e família foram outros fatores ponderados.

As boas práticas das autarquias para com os seus funcionários autárquicos em matéria de conciliação entre trabalho e família são também tidas em conta neste inquérito, de participação voluntária.

A APFN decidiu criar um Observatório de Autarquias Familiarmente Responsáveis com os objetivos de dar visibilidade às autarquias que se destaquem neste âmbito; Potenciar a experiência obtida por uns municípios em benefício dos outros; colocar ao dispor das autarquias uma equipa pluridisciplinar, constituída essencialmente por pessoas da área da sociologia, psicologia, assistência social e familiar e economia que, com experiência nos âmbitos da família e das autarquias possam contribuir positivamente para a avaliação de medidas nesta área, quer previamente quer a posteriori.

A cerimónia de entrega das bandeiras da edição de 2016 realiza-se no dia 7 de dezembro, no Auditório da sede da Associação Nacional de Municípios, em Coimbra.

 

Fonte: http://www.mediotejo.net/medio-tejo-seis-autarquias-familiarmente-responsaveis-em-2016/