NOTÍCIA
Resultados do Global Home Index apresentados em Lisboa
publicado a 05/06/2017
O estudo Global Home Index, do qual a APFN é parceira visou perceber com que frequência os inquiridos se dedicam às tarefas da casa, como é feita a divisão dessas tarefas e "como se valoriza e se vive nos vários países a realidade diária do trabalho necessário para construir uma casa de família". Este estudo internacional, desenvolvido com o apoio das Nações Unidas, contou com a participação de mais de 95 países, Portugal incluído. Somos o país onde mais se valoriza a profissão em comparação com as tarefas domésticas, isto é tendemos a valorizar muito mais a carreira profissional. Continuam a ser as mulheres quem passa mais tempo dedicadas ao trabalho da casa, trabalhando, em média, em casa, 18 horas por semana e os homens 13. É, contudo, a diferença entre sexos mais baixa a nível internacional.
A conferência "Quando está em casa que atenção dá à sua família" teve lugar no hotel Sana Rex, no passado dia 2 de junho onde a oradora Patricia Debeljuh (Professora Investigadora e Diretora do Centro de Conciliação Família e Empresa (CONFyE) em Buenos Aires – Argentina) afirmou que embora o trabalho doméstico tenha uma grande importância, “a realidade indica que as tarefas da casa são invisíveis, não quantificáveis, não entram nas contas públicas de nenhum país e estão pouco valorizadas”. A verdade é que "o trabalho doméstico é como o ar: quando falta o ar é que damos conta que existe. O mesmo se passa em casa. Quando falta algo, pode ser no frigorífico, ou o lixo que não foi tirado, alguém dá conta. Quanto tudo funciona, parece normal que assim seja».
O vice-presidente da APFN, Francisco Vilhena da Cunha, foi um dos oradores convidados e apresentou os dados relativos a Portugal. Ao questionário feito às famílias, foram obtidas 865 respostas. Mais de 90% dos inquiridos considera que a vida em família desenvolve competências úteis para outras vertentes da vida. Na distribuição de tarefas, as mulheres estão claramente mais envolvidas na arrumação, limpeza, organização e compras e os homens na manutenção da casa. (Veja a entrevista no link. )
O estudo continua a decorrer pelo que pode preencher o inquérito aqui.
Para ter acesso ao estudo preliminar, clique aqui.
