NOTÍCIA

RR, "Dia dos Irmãos. "Ajudam a viver aquilo que é bom e difícil nas nossas vidas quotidianas""

publicado a 31/05/2018

Dia dos Irmãos. "Ajudam a viver aquilo que é bom e difícil nas nossas vidas quotidianas"

Associação Portuguesa de Famílias Numerosas considera que esta é uma relação especial que precisava de um dia especial para ser assinalada.

Assinala-se esta quinta-feira o Dia dos Irmãos, uma “data bastante representativa na vida” de quem tem irmãos, garante a Associação Portuguesa de Famílias Numerosas.

Em declarações à Renascença, Ana Cid, secretária-geral da associação, diz que é uma maneira de celebrar os que nos são mais próximos.

“São importantes nas nossas vidas. Como eles nos ajudaram a crescer, como nos ajudaram a ser aquilo que somos hoje. Como nos ensinaram coisas tão simples como partilhar, como viver aquilo que é bom e difícil nas nossas vidas quotidianas”, afirma.

Ana Cid Gonçalves admite que com os irmãos “treinamos a tolerância, treinamos o gerir maneiras de ser diferentes, porque é uma escola muito boa para uma liderança em equipa. Nós temos que lidar, quando temos vários irmãos, com maneiras de ser muito diferentes da nossa e isso também nos ajuda a crescer e também nos ajuda a contruir-nos”.
Além disso, eles “ajudam muito a conhecer-nos. Ao apontarem os nossos defeitos, ajudam-nos também, por um lado, a aceitarmos e sabermos melhor quem somos, como também a corrigir os próprios defeitos. É uma aprendizagem quotidiana que é muito importante nas nossas vidas”.

“Temos dias para tudo e mais alguma coisa” (…) e esta “relação tão especial, precisava também de um dia especial para assinalar”.

Esta iniciativa foi criada em 2014 pela Confederação Europeia das Famílias Numerosas. É comemorada em Portugal pela primeira vez em 2015, pela mão da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas.

A data foi escolhida por ser na véspera do Dia da Criança, 1 de Junho, e por ser o último dia de Maio, mês associado a celebrações como o Dia da Mãe e o Dia Internacional da Família. Há um site específico desta efeméride em www.diadosirmaos.org

Mensagem da Conferência Episcopal para o Dia dos Irmãos

É importante “valorizar” o que de mais relevante caracteriza a relação entre irmãos. A mensagem da Comissão Episcopal do Laicado e Família para assinalar esta data, refere que os irmãos “são os nossos mais próximos”, são “os primeiros amigos”.

O documento refere que com eles “construímos uma teia de vivências comuns, únicas, irrepetíveis e marcantes”. Exemplos disso “a entreajuda e a cooperação, a tolerância e a reconciliação”, “apreciar as descobertas” em conjunto, “compartilhar a proximidade e a solidariedade”.

Estes são valores que é imperioso serem recuperados na sociedade actual.

Uma ideia defendida também pelo Papa, como recorda esta nota. Francisco disse que “urge repor a fraternidade no centro da nossa atenção e das nossas prioridades, de modo a que a liberdade e a igualdade se harmonizem correctamente”.

Francisco lembra também que os laços de fraternidade em família são “uma grande escola de liberdade e de paz”.

Esta nota acrescenta que é na família que “os irmãos desenvolvem também compromissos de afecto, carinho e paciência para com os irmãos mais frágeis, doentes e deficientes”.

A Comissão Episcopal do Laicado e Família aproveita para apelar a todos os responsáveis que se empenhem “na criação de condições” para que as famílias possam ter os filhos que desejarem. E acrescenta “irmão é o que de mais feliz podemos ser”.

O mote para este dia é “Se queres ver uma criança feliz, dá-lhe um irmão. Se queres ver uma criança muito feliz, dá-lhe muitos irmãos”. O autor da frase é Fernando Ribeiro e Castro, falecido há quatro anos, e que foi o fundador e presidente da Associação Portuguesa das Famílias Numerosas e ainda da Confederação Europeia das Famílias Numerosas.


Fonte: http://rr.sapo.pt/noticia/114713/dia-dos-irmaos-ajudam-a-viver-aquilo-que-e-bom-e-dificil-nas-nossas-vidas-quotidianas