NOTÍCIA

RFM online, 'Défice reduz-se acabando "com clientelismos não com deduções"'

publicado a 19/10/2010

Défice reduz-se acabando "com clientelismos não com deduções"

É a opinião do fiscalista Tiago Caiado Guerreiro, que comenta também as sugestões deixadas pelo socialista Vera Jardim no programa da Renascença "Falar Claro".

O Estado tem que acabar com o clientelismo para reduzir o défice

"Tem um efeito muito pequeno, porque o número de pessoas que estão actualmente nos escalões mais elevados é extraordinariamente reduzido. É mais uma forma de dizer que são os ricos que estão a pagar a crise do que criar receita para o Estado", reage o especialista à proposta ontem deixada na Renascença pelo socialista Vera Jardim.

"Aliás, para combater o défice, tudo quanto é preciso não é anular as deduções às pessoas nem lhes reduzir os salários, é preciso é controlar os consumos intermédios e os abusos por parte do Estado com clientelismos e PPPs [parcerias público-privadas] e coisas que não interessam nada ao país", sustenta Tiago Caiado Guerreiro.

No programa da Renascença "Falar Claro", na última noite, o socialista Vera Jardim defendeu alterações ao Orçamento do Estado e afirmou que a proposta do Governo devia ter sido mais bem pensada.

Vera Jardim defendeu uma repartição mais justa dos sacrifícios, considerando que uma maneira de o conseguir seria acabar com as deduções no IRS para os mais ricos. Defendeu ainda, em contrapartida, mais benefícios em sede de IRS para as famílias numerosas e os idosos.