Livros Escolares
Venho por este meio fazer o meu comentário
sobre o argumento usado pelos livreiros ao facto de o Governo prever o uso
de livros gratuitos no primeiro ciclo. Num vosso artigo lê-se: "O facto de
alunos usarem, ano após ano, os mesmos livros, usados e muitas vezes em
mau estado, é um dos problemas apontados ao sistema."
Vivo na Alemanha e tenho dois filhos que frequentam a escola primária. Os
livros escolares são distribuídos na primeira semana de escola e
recolhidos na última. É verdade que os livros são usados durante anos
pelos alunos. O meu filho tem livros que já foram usados por seis ou sete
vezes, em anos consecutivos. Mas não é verdade que os livros estejam em
mau estado. Pelo contrário. É obrigação dos pais forrarem os livros e
mantê-los em boas condições. As crianças não escrevem nos livros e são
ensinadas a valorizá-los. Os pais terão que pagar o custo da substituição
de qualquer livro que os seus filhos estraguem. É importante notar que os
livros são de uso gratuito até ao fim da escolaridade obrigatória.
Perguntem aos pais qual a opção que preferem. Colaborar num sistema do
tipo que acabei de descrever, sem que a educação dos seus filhos saia
prejudicada, ou repetir-se anualmente o ciclo da compra de livros
escolares por pequenas fortunas?
O problema é que os "interesses" por detrás dos livros escolares são
demasiado grandes. O negócio é muito rentável para alguns. Que lógica tem
que na mesma escola, no mesmo ano lectivo, cada professor exija um manual
diferente? Por que razão não pode o Ministério da Educação, com o apoio de
profissionais do ensino, desenhar manuais escolares ajustados,
equilibrados, de qualidade e que possam ser reusados?
Maria Vitalina Vieira, Erding, Alemanha
in Público, 19 Out. 2001
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