Apresentação

Destina-se este trabalho a quantificar e qualificar as famílias numerosas em Portugal, baseado em estudos do Instituto Nacional de Estatística.

Procurou-se apresentar a informação de forma simples, a fim de tirar o carácter normalmente pesado de relatórios de tratamento estatístico, forçosamente carregados com números e gráficos.

Por esse motivo, para trabalhos de carácter mais científico, sugerimos a consulta da bibliografia.

Espera-se que este caderno APFN contribua para um melhor conhecimento das famílias numerosas em Portugal: quem são, onde estão, qual a sua evolução.

Foi seguida a nomenclatura adoptada pelo Instituto Nacional de Estatística, chamando-se, desde já a atenção do leitor para as seguintes definições:

Família: Conjunto de pessoas que residem no mesmo alojamento e que têm relações de parentesco (de direito ou de facto) entre si, podendo ocupar a totalidade ou parte do alojamento. Considera-se também família qualquer pessoa independente que ocupa uma parte ou a totalidade de uma unidade de alojamento. As empregadas domésticas residentes no alojamento onde prestam serviços e os residentes sem relação de parentesco com a família titular do alojamento mas que partilham as refeições com esta família são integrados nela.

Família numerosa: Internacionalmente, é adoptada a designação de família numerosa para famílias com 5 ou mais elementos. Da definição anterior, ressalta que nem todas as famílias numerosas são constituídas por um casal com três ou mais filhos, embora este tipo de família seja a esmagadora maioria daquele conjunto.

Apresentação
2 - Quantos Somos
3 - Quem somos
4 - Como evoluímos
5 - Consequências para o país
6 - Conclusão
Bibliografia

[anterior]

 

APFN - Associação Portuguesa de Famílias Numerosas

Rua 3A à Urbanização da Ameixoeira, Área 3, Lote1, Loja A, 1750-084 Lisboa

*Tel: 217 552 603 - 917 439 437 - 917 219 197 * Fax: 217 552 604 * apfn@apfn.com.pt