DESTAQUE

Laboratório de Matemática promove uso da tecnologia como método educativo para o sucesso escolar

Parceria da Samsung Portugal com a Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, Sociedade Portuguesa de Matemática e MathemaTIC arranca com 35 alunos do 7º ano. Projeto piloto pretende reforçar aproveitamento à disciplina de Matemática e enfatizar o uso da tecnologia como método educativo.


A Samsung Portugal associou-se à Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, à Sociedade Portuguesa de Matemática e à plataforma MathemaTIC para lançar o Laboratório de Matemática, uma iniciativa piloto que pretende contribuir para o reforço de formação e aprendizagem dos alunos à disciplina de Matemática através de uma solução que enfatiza o uso da tecnologia como método educativo. A primeira edição do projeto arranca com 35 alunos do 7º ano de escolaridade e os resultados serão apresentados em maio.

Durante oito semanas, mais de três dezenas de alunos farão parte de uma turma virtual na MathemaTIC, uma plataforma de aprendizagem personalizada e interativa, cujo acesso será feito através de tablets Samsung Galaxy Tab cedidos para o efeito. Os alunos serão acompanhados por um tutor que os orientará na resolução dos exercícios propostos, mediante um programa definido e alinhado com os conteúdos lecionados em aula.

No final, os alunos serão submetidos a uma avaliação para apurar o impacto da tecnologia no seu processo educativo e, concretamente, no seu aproveitamento na disciplina de Matemática, comparando-o com as notas de um grupo de controlo independente daquela turma.

“O Laboratório de Matemática enquadra-se no nosso compromisso de contribuir para o reforço das competências digitais no setor da Educação e de capacitar os seus intervenientes para a adoção de um modelo capaz de responder às necessidades de alunos, professores e instituições de ensino a nível nacional, independentemente do local, do contexto ou do desafio”, afirma Cláudia Rodrigues, Head of Marketing & Communications na Samsung Portugal. “A experiência que temos neste tipo de projetos diz-nos que os alunos demonstram estar mais predispostos, motivados e adaptados a um sistema de ensino que privilegia a tecnologia, seja em ambiente escolar ou remoto. Ampliar as soluções tecnológicas e digitais e reforçar o acesso dos alunos à tecnologia que melhor potencie as suas qualidades é o nosso objetivo”, conclui.


Projeto enfatiza o papel da tecnologia como método educativo

Tendo como objetivo submeter os alunos a um método educativo que enfatize o uso da tecnologia como ferramenta essencial ao seu sucesso escolar, o Laboratório de Matemática conta com o contributo da Samsung Portugal na cedência e disponibilização de tablets de apoio à execução do projeto, da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas na identificação dos alunos, da Sociedade Portuguesa de Matemática no desenvolvimento e avaliação dos exercícios propostos, e da MathemaTIC na disponibilização de acesso à plataforma que permite aos alunos integrarem uma turma virtual e realizarem os desafios propostos.

“A pandemia de Covid-19 expôs as fragilidades que existem no acesso a equipamentos e tecnologia que ajudem as crianças no seu processo educativo. Sabemo-lo pelo contacto próximo que temos com as nossas famílias associadas e pela recetividade que tivemos delas para participar no Laboratório, o que consideramos extremamente positivo. Esta é uma iniciativa muito relevante para consolidar um sistema de ensino mais tecnológico, seja em ambiente de sala de aula ou em casa”, refere Ana Cid, Secretária-geral da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas.

Na opinião de João Araújo, Presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática, “a SPM tem vindo a promover e apoiar iniciativas de melhoria do ensino e da aprendizagem nas dimensões que a melhor investigação identifica como mais eficazes e eficientes: apoio tutorial, feedback preventivo e avaliação, formação pelos pares, aprendizagem assistida por tecnologia, formação de professores. É neste âmbito que se associa a um projeto que esperamos venha a ter grande impacto”.

A mesma ideia é apresentada por Hélder Sousa, responsável da MathemaTIC. que refere que “a tecnologia já tem vindo a promover uma grande transformação no ensino em Portugal e a influenciar modelos de aprendizagem de alunos e professores. A MathemaTIC surgiu precisamente com este objetivo. Através desta plataforma, os alunos vão poder aprender e reforçar os seus conhecimentos a Matemática de uma forma simples e divertida e estar mais capazes para enfrentar os desafios que o futuro da escola digital reserva”.

“Num contexto de elevada incerteza, importa refletir sobre a adoção de ferramentas e tecnologia que viabilizem um novo tipo de ensino. O processo de incorporação das novas tecnologias no processo educativo deve ser encarado como uma ferramenta essencial à aquisição das competências necessárias para o futuro, que permite, simultaneamente, a inclusão da comunidade educativa”, conclui Cláudia Rodrigues, Head of Marketing & Communications na Samsung Portugal.