NOTÍCIA

Primeira Convenção da Rede Europeia de Municípios Amigos da Família em Bruxelas

publicado a 19/11/2019

No passado dia 19 de novembro, teve lugar na sede do Comité Económico e Social Europeu, em Bruxelas, a primeira Convenção da Rede Europeia de Municípios Amigos das Famílias.

Neste evento que contou com a participação de mais de 70 representantes de várias instituições europeias, bem como de diferentes países e regiões europeias, foram entregues os diplomas aos Municípios piloto da rede europeia: Cracóvia, Szczecin e Grodzisk Macowieski (Polónia), Todi e Alghero (Itália), Zagreb (Croácia) e Nagykovacsi (Húngria).

Estiveram ainda presentes outros Municípios que demonstraram a sua intenção de aderir a esta rede europeia como Trzebnica (Polónia), o distrito V de Budapeste e Oroshaza na Húngria e Tallinn (Estónia).

Attila Beneda, Secretário de Estado para a Família na Húngria, falou dos resultados positivos que se têm observado na Húngria nos últimos 8 anos resultado de um grande investimento na família e na infância.

Petra Aczél, professor na Universidade Corvinus de Budapeste, falou sobre o conceito de Munícipio amigo da família e da cada vez maior importância da adoção de políticas direcionadas para as famílias.

Após as intervenções de Vincenzo Bassi (FAFCE) e Heba Al Fara (DIFI), representantes da sociedade civil, procedeu-se a um momento de partilha de boas práticas em matéria de políticas de família de alguns municípios familiarmente responsáveis da Estónia, Polónia, Croácia, Húngria e Itália.

No final foi aprovada uma Declaração de Intenções com os seguintes objetivos:

  1. Apelar a uma maior atenção no investimento nas famílias com filhos, especialmente nas famílias numerosas, através da atribuição de incentivos às autarquias que o façam através de apoios especiais,
  2. Apelar a adoção de medidas que contribuam para um ambiente mais limpo, mais seguro e onde se viva melhor,
  3. Apelar a uma especial atenção por parte das redes nacionais e europeias em dar prioridade às crianças e às famílias enquanto stakeholders fundamentais dos Municípios,
  4. Encorajar a participação ativa dos jovens na vida municipal,
  5. Procurar formas de apoio às famílias que não impliquem custos adicionais,
  6. Criar fóruns para as famílias, onde estas possam expressar abertamente os seus desejos em termos comunitários.

Pode ler a versão original da Declaração de Intenções da primeira Convenção da Rede Europeia de Municípios Amigos das Famílias aqui.